Da Redação
Os Doutores da Alegria encerram as atividades de 2025 com o espetáculo Auto de Natal, que será apresentado nos cinco hospitais atendidos pelos palhaços o ano inteiro, no Recife. A agenda começa nesta quarta-feira (10), às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos.
No dia 16, os palhaços estarão no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, às 9h30, e no Procape, às 11h30, em Santo Amaro. No dia 17, às 10h, é a vez do Hospital da Restauração, no Derby. A programação natalina termina no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, no dia 18 de dezembro, às 10h.
O espetáculo é um presépio musical de palhaços: a história mais conhecida da humanidade, o nascimento do menino Jesus, contada pelo olhar dos Doutores da Alegria, com uma trilha sonora executada ao vivo pelos próprios artistas.

“Há mais de dez anos apresentamos este espetáculo nos hospitais. É uma mensagem de esperança para crianças e familiares que estão passando por momentos difíceis, enfrentando a doença de uma criança. E também para os profissionais de saúde, que lidam com a vulnerabilidade todos os dias”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife, e diretor da peça.
Nove palhaços do elenco pernambucano compõem o presépio marcado por sensibilidade e graça. Maria e José ganharam versões nada convencionais, interpretados por Dra. MonaLisa (Greyce Braga) e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho).
Ao invés de Reis Magos, temos Os Reis “Magros”: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio) e Dr. Micolino (Marcelino Dias), cheios de pompa e muita graça. O anjo é Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro) e a estrela-guia, Dra. Muskyta (Olga Ferrario), anuncia o nascimento. Nessa história, cada animal do presépio tem o seu jeitinho particular: a ovelha, Dra. Baju (Juliana de Almeida), o burrinho, Dr. Gonda (Tiago Gondim) e a vaquinha, Dra. Nana (Ana Flávia).
O trabalho dos Doutores da Alegria não é voluntário: o elenco é formado por artistas profissionais, com experiência na linguagem da palhaçaria. Os hospitais atendidos pelo programa Palhaços nos hospitais não pagam nada para receber as intervenções artísticas, que acontecem o ano inteiro. O trabalho é mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas.
Agenda do Auto de Natal
10 de dezembro, às 10h, no Imip
16 de dezembro, às 9h30, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz; e às 11h30, no Procape
17 de dezembro, às 10h, no Hospital da Restauração
18 de dezembro, às 10h, no Hospital Barão de Lucena
Quem são os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 16 hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral, para jovens em situação de vulnerabilidade social e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, em São Paulo, e o Curso livre de Palhaçarias para Jovens, no Recife.
Como ajudar os Doutores da Alegria
A organização é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Atualmente, a captação de recursos junto às empresas e associações empresariais é possível por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Imposto de Renda (até 4% do lucro presumido na declaração).
Pessoas físicas podem contribuir via site (http://doar.doutoresdaalegria.org.br) e pix (e-mail socios@doutoresdalegria.org.br), pelo programa Nota Fiscal Paulista, programas de milhagem e também pelo Imposto de Renda (até 6% do valor da declaração). Mais informações para doações via IR podem ser obtidas no site: https://materiais.doutoresdaalegria.org.br/passo-a-passo-ir-2025.
Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Todas as informações sobre a organização e doações podem ser obtidas no site doutoresdaalegria.org.br.

Seja o primeiro a comentar