Hospitais públicos do Recife ganham Auto de Natal do Doutores da Alegria

Crianças hospitalizadas divertem-se com a versão lúdica do nascimento de Jesus. FOTO: Rogério Alves

Da Redação

Os Doutores da Alegria encerram as atividades de 2025 com o espetáculo Auto de Natal, que será apresentado nos cinco hospitais atendidos pelos palhaços o ano inteiro, no Recife. A agenda começa nesta quarta-feira (10), às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos.

No dia 16, os palhaços estarão no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, às 9h30, e no Procape, às 11h30, em Santo Amaro. No dia 17, às 10h, é a vez do Hospital da Restauração, no Derby. A programação natalina termina no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, no dia 18 de dezembro, às 10h.

O espetáculo é um presépio musical de palhaços: a história mais conhecida da humanidade, o nascimento do menino Jesus, contada pelo olhar dos Doutores da Alegria, com uma trilha sonora executada ao vivo pelos próprios artistas.

Os palhaços levam saúde emocional e alegria aos hospitais. FOTO: Rogério Alves

“Há mais de dez anos apresentamos este espetáculo nos hospitais. É uma mensagem de esperança para crianças e familiares que estão passando por momentos difíceis, enfrentando a doença de uma criança. E também para os profissionais de saúde, que lidam com a vulnerabilidade todos os dias”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife, e diretor da peça.

Nove palhaços do elenco pernambucano compõem o presépio marcado por sensibilidade e graça. Maria e José ganharam versões nada convencionais, interpretados por Dra. MonaLisa (Greyce Braga) e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho).

Ao invés de Reis Magos, temos Os Reis “Magros”: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio) e Dr. Micolino (Marcelino Dias), cheios de pompa e muita graça. O anjo é Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro) e a estrela-guia, Dra. Muskyta (Olga Ferrario), anuncia o nascimento. Nessa história, cada animal do presépio tem o seu jeitinho particular: a ovelha, Dra. Baju (Juliana de Almeida), o burrinho, Dr. Gonda (Tiago Gondim) e a vaquinha, Dra. Nana (Ana Flávia).

O trabalho dos Doutores da Alegria não é voluntário: o elenco é formado por artistas profissionais, com experiência na linguagem da palhaçaria. Os hospitais atendidos pelo programa Palhaços nos hospitais não pagam nada para receber as intervenções artísticas, que acontecem o ano inteiro. O trabalho é mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas.

 

Agenda do Auto de Natal

10 de dezembro, às 10h, no Imip

16 de dezembro, às 9h30, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz; e às 11h30, no Procape

17 de dezembro, às 10h, no Hospital da Restauração

18 de dezembro, às 10h, no Hospital Barão de Lucena

 

Quem são os Doutores da Alegria

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 16 hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral, para jovens em situação de vulnerabilidade social e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, em São Paulo, e o Curso livre de Palhaçarias para Jovens, no Recife.

Como ajudar os Doutores da Alegria

A organização é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Atualmente, a captação de recursos junto às empresas e associações empresariais é possível por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Imposto de Renda (até 4% do lucro presumido na declaração).

Pessoas físicas podem contribuir via site (http://doar.doutoresdaalegria.org.br) e  pix (e-mail socios@doutoresdalegria.org.br), pelo programa Nota Fiscal Paulista, programas de milhagem e também pelo Imposto de Renda (até 6% do valor da declaração). Mais informações para doações via IR podem ser obtidas no site: https://materiais.doutoresdaalegria.org.br/passo-a-passo-ir-2025.

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Todas as informações sobre a organização e doações podem ser obtidas no site  doutoresdaalegria.org.br.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*