Agosto Dourado terá ações de incentivo ao aleitamento materno promovidas pela SES-PE

woman holding baby sitting under the tree
Photo by Dave Clubb on Unsplash

 

Da Redação

Estamos no Agosto Dourado, campanha que simboliza o incentivo à amamentação. Para celebrar o período, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promove, ao longo do mês de agosto, uma série de ações centralizadas na construção de redes de apoio sustentáveis. A programação do mês envolve seminários presenciais e webpalestras, com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância do aleitamento materno.

“O leite materno é considerado um alimento completo. Contém anticorpos, água, gorduras, proteínas e vitaminas. Em sua composição, oferece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e sua proteção contra infecções. Também é fundamental no combate à desnutrição, contribuindo diretamente para a redução da taxa de mortalidade infantil”, destaca a técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e coordenadora do Programa Estadual de Aleitamento Materno da SES-PE, Marta Rejane.

Encontros de instituições

A agenda tem início na próxima sexta-feira (08/08), com o Seminário Estadual “Juntos pela Amamentação: PE Construindo Redes de Apoio Sustentáveis”, que será das 8h30 às 12h, no Auditório Alice Figueira, no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira ( IMIP), no Recife. A mesa de abertura contará com representantes do Ministério da Saúde, da SES-PE, do IMIP e de entidades parceiras, como a Sociedade Pernambucana de Pediatria (Sopepe). Na ocasião, será realizada a palestra “Amamentação: Apoie em Todas as Situações”, com a nutricionista e consultora técnica do Ministério da Saúde, Renara Guedes Araújo, e participação da médica pediatra Tarciana Mendonça.

Já na quinta-feira (14/08), às 10h, será transmitida ao vivo, no canal da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESSPE) no YouTube, a webpalestra “O porquê da Importância da Rede de Banco de Leite Humano no Apoio à Amamentação”. A convidada é Vilneide Braga Serva, médica pediatra, mestre em Saúde Materno-Infantil, coordenadora do Banco de Leite Humano do IMIP e referência técnica nacional em aleitamento materno. A mediação será conduzida por Marta Rejane, referência técnica estadual do Programa de Aleitamento Materno da SES-PE.

Encerrando a programação, no dia 21 de agosto, das 9h às 12h, será realizado o seminário “Manejo da Amamentação na Atenção Primária”, no auditório da sede da SES-PE, no bairro do Bongi, no Recife. A abertura contará com a presença de gestores estaduais e da pediatra Vilneide Braga Serva. Na sequência, a enfermeira e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Vilma Costa de Macêdo, ministrará a palestra principal, abordando o manejo adequado da amamentação no contexto da Atenção Primária, com foco em práticas de cuidado, políticas públicas e educação em saúde.

Onde doar

Em Pernambuco, o apoio à amamentação é fortalecido por uma ampla rede de serviços especializados. O estado conta com 11 Bancos de Leite Humano, entre eles os localizados no Hospital Dom Malan, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, CISAM/UPE – AME, Hospital das Clínicas de Pernambuco e IMIP, que também abriga um Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno.

Além disso, há três Postos de Coleta de Leite Humano, situados na Policlínica e Maternidade Prof. Arnaldo Marques e no Hospital Guararapes, facilitando o acesso da população a esses serviços. O Estado também dispõe de 24 Salas de Apoio à Amamentação, distribuídas em diversas instituições e hospitais, como a Faculdade ASCES, Hospital Memorial Guararapes, Hospital Dom Malan, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas da UFPE, IMIP, entre outros.

O rograma Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) reúne 13 hospitais que são referência em qualidade e humanização no atendimento durante a gestação, o parto, o nascimento e o período neonatal precoce, com ênfase na proteção,  promoção e apoio ao aleitamento materno. Entre as unidades estão o Hospital e Maternidade Santa Maria, Hospital Dom Malan, Hospital das Clínicas, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, IMIP, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (CISAM), APAMI de Vitória de Santo Antão, Policlínica, entre outros. Em 2024, foram distribuídos 8.503,4 litros de leite humano em Pernambuco.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.