Dia Mundial da Audição: entenda como evitar a perda auditiva

Segundo dados da ONU, há no mundo 470 mil pessoas com algum tipo de perda auditiva.

O exame mais comum para o diagnóstico da perda auditiva é a Audiometria. Foto: Pexels.

Por Fiamma Lira

Neste domingo, 2 de março, é celebrado o Dia Mundial da Audição. Ela faz parte dos cinco sentidos humanos e possui uma importância enorme na nossa vida. O objetivo da data é conscientizar a população global sobre a perda auditiva. De acordo com a ONU, existem no mundo, em média, 470 pessoas com algum tipo de perda auditiva. A estimativa é de que até 2050, esse quantitativo aumente para 900 milhões.

O dado é alarmante, mas infelizmente, mostra uma realidade silenciosa e invisível. Por conta de conceitos equivocados e ideias errôneas, a sociedade em geral desconsidera os devidos cuidados com a audição.

De acordo com o otorrino Corintho Viana, cuidar da audição é imprescindível para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. “A audição é um dos sentidos, talvez, mais importantes que o ser humano tem. Nisso, a gente consegue interagir com o ambiente e entre nós”, informa.

Cuidados para preservar a audição

A perda de audição costuma ocorrer com o passar dos anos, à medida que a pessoa vai envelhecendo. De acordo com o otorrino, não existe uma maneira de prevenir a perda de audição, porém há formas de evitar a perda auditiva.

Segundo Corintho, as pessoas devem evitar sons muito altos, intensos ou explosivos. Esses hábitos podem levar a alteração sonora no ouvido. Por essa razão, é tão importante evitar esses barulhos prolongados, visto que provocam lesões para a saúde auditiva.

Diagnóstico e tratamento auditivo

O diagnóstico da perda auditiva é realizado com mais frequência através de um exame chamado Audiometria. Outro exame usado é o Potencial Evocado Auditiva, conhecido também como Bera, que é onde se verifica a sensibilidade auditiva.

O tratamento é feito por meio o aparelho de amplificação auditiva individual que vai elevar o som e pode devolver a capacidade do paciente de escutar e de compreender. De acordo com o otorrino, os problemas auditivos podem provocar dificuldade no entendimento das palavras.

“Porque existe uma perda dos tons e uma perda também da capacidade de discriminar o som, de entender a palavra. Então, esses aparelhos vão fazer essa amplificação”, explica.

Conscientização

O Dia Mundial da Audição é importante para introduzir na população a importância da audição, para não comprometer, principalmente, o paciente mais idoso, que é uma faixa etária que está crescendo na nossa população”, comenta o otorrino.

A audição proporciona uma melhor interação com o ambiente, com as pessoas, o desenvolvimento da linguagem e diminui as chances de desenvolver demência nos adultos. Vale a pena preservar esse sentido tão valioso e necessário.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*