Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho alerta para cuidado e prevenção contra acidentes e doenças ocupacionais

people working on building during daytime
Equipamentos de segurança são essenciais para garantir a saúde do trabalhador. FOTO: @jramos10utm_source=instant-images&utm_medium=referral" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Josue Isai Ramos Figueroa on Unsplash

Da Redação

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho , celebrado em 28 de abril,  alerta para os riscos inerentes às atividades profissionais, com números que chamam a atenção: no Brasil, a cada 50 segundos, um acidente de trabalho é notificado. No mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a cada 15 segundos alguém morre pelo mesmo motivo.

O movimento internacional de trabalhadores instituiu o 28 de abril em memória das pessoas vitimadas pelo trabalho. A data remete à morte de 78 trabalhadores causada por explosão em uma mina nos Estados Unidos no dia 28 de abril de 1969.

Apesar do avanço das normas e regras para evitar acidentes,  a conscientizamção sobre os cuidados no ambiente de trabalho ainda é de  máxima importância para a prevenção e a necessidade de que todos estajam bem treinados para atuar em  eventuais intercorrências.

A médica e facilitadora do Centro de Simulação (CSim) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Danielle Teti, lembra que medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores formas de prevenção. “Além disso, é importante a conscientização dos profissionais e dos empregadores para que as medidas sejam aplicadas”, complementa.

No âmbito legal, a advogada Amanda Ferraz, especialista em direito do trabalho do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, alerta que  além de atuar de forma preventiva, as empresas devem promover  um ambiente seguro ao trabalhador. “Elas precisam identificar os riscos de sua atividade e buscar soluções capazes de reduzir as chances de uma ocorrência”, observa.

De acordo com a advogada, não só as ocorrências com o empregado na sua atividade podem ser equiparadas a  acidente de trabalho.  “Também são consideradas as doenças profissionais ou ocupacionais, causadas pelo tipo ou condição do ambiente de trabalho do colaborador”, afirma.

Em todos os casos, a empresa deverá comunicar o ocorrido ao INSS, por meio da Guia do de CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho, havendo ou não afastamento do trabalho, no primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.

Dicas e treinamentos

Para estimular um ambiente seguro,  a médica Danielle Teti ressalta o que não podem faltar :

organização, manutenção de áreas limpas, foco e atenção para identificar e corrigir potenciais perigos, promoção de uma comunicação efetiva entre os funcionários e garantia de acesso a equipamentos de proteção adequados.

Amanda Ferraz alerta ainda que é fundamental conscientizar o público e realizar treinamentos para educar os trabalhadores sobre os riscos inerentes às suas funções,  assim como prover equipamentos e capacitá-los com habilidades que lhes possibilitem evitar lesões.  “Treinamentos contínuos, incluindo aqueles para primeiros socorros, e fiscalização têm impacto direto na redução dos índices de acidentes de trabalho”, reforça a advogada.

O treinamento em simulação é uma importante estratégia para melhorar esse quadro de promoção da segurança do trabalho, permitindo que os profissionais pratiquem a consciência situacional. Esse termo define a ação de reconhecer os sinais de risco, compreender o que está acontecendo e intervir de forma rápida. Assim, preparam-se para prevenir, minimizar ou agir com eficiência, em casos de eventuais acidentes em urgências.

“É importante que a equipe da empresa tenha um treinamento adequado para que, em caso de acidentes, faça a remoção do indivíduo até uma unidade de saúde de forma mais segura. O Centro de Simulação da FPS oferece cursos de primeiros socorros, que auxilia em situações como esta”, finaliza a médica e facilitadora do Centro de Simulação (CSim) da FPS.

Mais informações sobre cursos e treinamentos para empresas podem ser dadas pelo Centro de Simulação da Faculdade Pernambucana de Saúde: 81 7335-5465 (whatsapp) | @csimfps (instagram).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.