Tabagismo pode acelerar a perda de dentes e provocar câncer bucal

Especialistas alertam sobre as consequências do uso no dia mundial sem tabaco
Foto: Fotógrafos PMJ. Prefeitura de Jundiaí.

31 de Maio é o Dia Mundial sem Tabaco, a data marca o combate ao tabagismo e a conscientização sobre os malefícios que o uso do cigarro provocam no corpo humano. Entre eles, estão as consequências para os dentes e a saúde bucal, como o envelhecimento dentário precoce, a perda de dentes e até o câncer bucal.

A cirurgiã dentista e implantodontista Adriana Morosini, explica que a nicotina, principal substância presente no tabaco, aumenta o risco de doenças gengivais, o que deixa a cavidade oral suscetível a outros problemas. “O uso do cigarro diminui o fluxo de circulação sanguínea na gengiva e a salivação, deixando-a mais propensa a inflamações como a gengivite. O avanço da gengivite provoca a periodontite que destrói o aparelho de suporte dentário, levando ao amolecimento e perda dos dentes”, explica a especialista.

Quais os outros problemas na cavidade oral causados pelo tabagismo?

Amarelamento dos dentes
Mau hálito
Tártaro
Placa bacteriana
Escurecimento gengival
Sensibilidade dentária

“Vale lembrar que todos esses problemas contribuem para o envelhecimento dentário de forma precoce, que acelera a perda de dentes, o que traz impactos para o bem-estar das pessoas, como dificuldade para mastigar e na articulação da fala, perda óssea, desalinhamento das arcadas dentárias e envelhecimento da face”, destaca a dentista Adriana Morosini.

Câncer bucal

O câncer bucal é uma das consequências mais perigosas do tabagismo. O Instituto Nacional de Câncer (INCA), aponta o câncer de boca como um dos mais recorrentes entre os fumantes, sendo ainda mais comum em homens com idade acima dos 40 anos.

Quais os sinais de câncer de boca?

Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam
Manchas vermelhas ou esbranquiçadas
Nódulos no pescoço
Rouquidão persistente;
Dificuldade de mastigação e de engolir.
Dificuldade na fala

“O câncer bucal costuma ser silencioso e apresentar sinais somente quando está em estágios mais avançados da doença. Por isso, é importante realizar consultas regulares com o dentista, principalmente se você é ou já foi fumante. O profissional pode identificar as lesões de forma precoce, quando há mais chances de cura da doença. Vale lembrar que outros produtos derivados do tabaco, como charuto, cachimbo, fumo de rolo, rapé e narguilé também compartilham dos mesmos riscos”, enfatiza a cirurgiã dentista e implantodontista Adriana Morosini.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*