Prática clínica e novos estudos da Endocrinologia nortearam debates no 28ª EndoRecife

Congresso trouxe atualização para médicos endocrinologistas e outros profissionais da saúde. FOTO: Divulgação

Da Redação

O EndoRecife 2025 reuniu endocrinologistas e profissionais de saúde de várias especialidades para debater novidades no diagnóstico, tratamento e pesquisas na Endocrinologia. Realizado no Recife, de 26 a 28 de junho, o encontro foi promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PE),  no Recife Expo Center.

Considerado um dos maiores e mais antigos congressos médicos regionais do país, o EndoRecife foi coordenado pelo endocrinologista Erik Trovão, presidente da SBEM PE, e sua diretoria. “Nosso objetivo é oferecer uma programação científica com temas da prática clínica e atualizações baseadas em estudos científicos publicados recentemente. Temos a participação de professores brasileiros e estrangeiros que são referências nas suas áreas”, afirmou o presidente.

Durante três dias, temas como diabetes, metabolismo ósseo, disfunções da tireoide, transtornos endocrinológicos na gestação, tratamento da obesidade, reposição hormonal na menopausa, síndrome metabólica, neuroendócrino, hipogonadismo masculino e feminino, entre outros, foram apresentados em mais de 80 aulas

Entre os convidados internacionais, estavam o professor John Bilezikian (EUA), que atua na Columbia University Medical Center, em Nova York (EUA), referência no tratamento de doenças do metabolismo ósseo; o professor Davide Carvalho, de Portugal, presidente da Associação Europeia de Neuroendócrino, e a professora argentina Mirtha Guitelman, do Hospital Carlos Durand, de Buenos Aires, e tem destacada atuação em pesquisa na área de patologia hipofisária.

Workshop SBD

Na edição deste ano, os participantes contaram com algumas novidades: o workshop em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com diversos temas voltados ao tratamento da doença, e um simpósio com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM-PE), com a presença de cirurgiões e endocrinologistas. Os debates com a presença de psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e educadores físicos, reforçaram a importância do suporte multidisciplinar permanente para os pacientes antes e depois dos procedimentos.

O EndoRecife 2025 contou com quase 100 trabalhos inscritos (temas livres), que passaram por avaliações da banca julgadora para apresentação e premiação durante o congresso. Os trabalhos serão publicados no Archives of Endocrinology and Metabolism, através da SBEM Nacional.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.