Casos de dengue avançam em Pernambuco

 

Etiene Ramos

O novo levantamento da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) sobre arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (28), revela que a dengue tem crescido de forma surpreendente no Estado em relação ao ano passado.

De acordo com o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 34, com dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 24/08/2024, há um aumento de 395,7% no número de casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados) no Estado. A comparação é feita entre o período de 1º de janeiro de 2024 a 24 de agosto de 2024 com igual período de 2023.  O resultado mostra que há 29.247 casos prováveis de dengue (em investigação + casos confirmados).

Fora isso, nestes primeiros oito meses do ano foram confirmados 9.861 casos de dengue em Pernambuco,, sendo 169 casos graves prováveis e 12 óbitos confirmados.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco explica que o avanço dos números da doença no Estado, neste ano, está relacionado à baixa notificação de casos no ano passado. “A pressão exercida pela epidemia de dengue no Sul, Sudeste e Centro-Oeste deixou as notificações em outras regiões do Brasil mais sensíveis. Além disso, o ano de 2023, mesmo não se esperando um ano epidêmico, teve um conjunto de notificações muito abaixo do esperado. Desta forma, este aumento tem influência desta série de fatores uma vez que a positividade para a doença no diagnóstico laboratorial ficou abaixo dos 15%”, afirma o comunicado.

De acordo com o monitoramento epidemiológico, 42 óbitos deste ano já foram descartados para arboviroses e outros 25 seguem em investigação. A equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito é responsável, inicialmente, pela investigação. Na sequência o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte.

No boletim desta semana, os dados apontam que dos 185 municípios pernambucanos pesquisados, só 51 apresentam baixa incidência para casos de dengue. Existem 72 localidades com incidência média e 62 municípios  com alta incidência de casos,  somando 134 cidades em situação preocupante,

Febre do Oropouche em 21 cidades

Pernambuco contabiliza 127 casos confirmados da Febre do Oropouche. Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes dos municípios de Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe, Ipojuca, Itaquitinga, Macaparana, Sirinhaém, Bonito, Garanhuns, Aliança, Machados e Barra de Guabiraba.

Outras arboviroses

No Boletim 34 foram notificados 4.617 casos prováveis de Chikungunya, com 1.315 casos confirmados. Já para Zika foram notificados 241 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*