Recife sedia, em agosto, o primeiro Congresso Autismo na Vida Adulta Nordeste

O diagnóstico tardio do autismo é um dos temas que serão discutidos no congresso. FOTO RDNE Stock project -Pexels

 

Da Redação

Estão abertas as inscrições para o Congresso Autismo na Vida Adulta Nordeste, promovido pelo Instituto Integrarte Dimitri Andrade. O congresso tem como foco o autismo da vida adulta e irá reunir, de 11 a 12 de agosto, pessoas das áreas de saúde e educação, entre outras, interessadas no assunto. O evento será no Centro de Eventos Recife, bairro da Imbiribeira, no Recife.

Palestrantes de renome local e nacional na medicina, psicologia e finanças também estarão presentes no congresso que irá abordar temas como a experiência sensorial da pessoa autista, eixos de empregabilidade, linguagem e comunicação, manejo de crise, sexualidade e saúde física.  As inscrições podem ser realizadas no  link institutointegrarte.com.br/autismo-na-vida-adulta/

Além das palestras, o evento terá um momento de conversas com adultos autistas que compartilharão suas experiências de diagnóstico tardio, sinais do transtorno e inserção no mercado de trabalho. Entre os convidados para o bate-papo estão Cátia Bensoussan, integrante do coletivo Autistas Adultos do Recife, e Paulo Monte, ativista da causa do Liga NeuRau. O congresso é destinado a profissionais e estudantes da área de saúde, educação, pais e familiares de pessoas atípicas e qualquer pessoa interessada na temática do autismo na vida adulta.

O evento busca proporcionar discussões sobre a temática por meio de conteúdos científicos e práticas reais, despertando o interesse de estudantes, profissionais e empresas a buscarem ainda mais meios para atender às necessidades do autista adulto. “Esse é o primeiro congresso no Norte/Nordeste que traz esse tema tão importante. Nosso propósito com o evento é ampliar os olhares sobre o autismo na vida adulta e especialmente sobre o diagnóstico tardio”, afirma a psicóloga Frínea Andrade, diretora do Instituto Integrarte.

Outro objetivo, segundo ela, é mostrar os três polos do autismo, nos níveis 1, 2 e 3 de suporte, para despertar o interesse de entender as necessidades do autista na vida adulta, conforme suas particularidades. “Com isso podemos atendê-los da melhor forma, compreendendo como inseri-los na sociedade e proporcionar certa independência. Sem dúvidas é uma oportunidade imperdível, principalmente para os profissionais de saúde e educação e os familiares de pessoas autistas”, completa a psicóloga.

Palestras e convidados

Entre os nomes confirmados para o evento estão a psicóloga e diretora do Instituto Integrarte Frínea Andrade; o psicólogo e supervisor do Instituto Integrarte, André Bezerra; Flávia Cortinovis, administradora de empresas que desenvolveu metodologia aplicável para pessoas com deficiência intelectual; o neuropediatra Gustavo Holanda; o psquiatra João Carlos Leitão; a fonoaudióloga Karla Correia Simão; a coordenadora de Educação Especial do município de Jaboatão dos Guararapes, Lauriceia Silva; a psicóloga e diretora de operações da Specialisterne Brasil, Rute Rodrigues; a advogada especialista em direito da saúde e pessoa com deficiência, Viviane Guimarães; o consultor internacional em assuntos regulatórios, mercado, produção e industrialização da Cannabis, Gastón Rodriguez; a diretora do Instituto JNG Flávia Poppe e a fonoaudióloga comportamental Maria Bethânia.

A apresentação completa dos participantes pode ser conferida no mesmo link das inscrições.

SERVIÇO

I Congresso Autismo na Vida Adulta Nordeste

Quando:11 e 12 de Agosto de 2023

Onde: Centro de Eventos Recife (Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861 – Imbiribeira, Recife – PE

Inscrições: https://institutointegrarte.com.br/autismo-na-vida-adulta/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*