
Da Redação
Diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de origem viral em crianças, o Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em saúde pública por 90 dias, prorrogáveis. A medida foi motivada pela alta taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica no Estado, o que tem gerado pressão sobre a rede assistencial. O decreto de nº 58.686 foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco desta quarta-feira (28).
Até a 21ª semana epidemiológica (24/05/2025), foram notificados 2.544 casos de SRAG, dos quais 1.746 (68,7%) ocorreram em crianças de 0 a 14 anos e 798 (31,3%) em pessoas com 15 anos ou mais.
“Estamos enfrentando um aumento expressivo de casos de SRAG em crianças, o que tem gerado pressão sobre a nossa rede de UTIs pediátricas e neonatais. Nesse cenário, a decretação da situação de emergência é uma medida necessária para ampliarmos nossa capacidade de resposta e garantirmos a assistência adequada à população. A Secretaria está mobilizada para coordenar todas as ações, em parceria com os municípios, fortalecendo a vigilância, a regulação de leitos e o suporte aos profissionais de saúde que estão na linha de frente”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
ABERTURA DE LEITOS
Seja o primeiro a comentar