Cresce em Pernambuco a vacinação nas escolas públicas

Desde 2023, os estudantes recebem a vacinação nas escolas. No total, mais de 70 mil doses de vacinas já foram aplicadas.

As ações de vacinação nas escolas resultaram em 70.908 mil doses aplicadas, de março a dezembro de 2023. Foto: Maíra Arrais

Da Redação

Desde março do ano passado, estudantes de 2 mil escolas de Pernambuco recebem todo mês, equipes de vacinadores. A iniciativa é voltada para que eles acessem cerca de 20 imunobiológicos diferentes. Esse trabalho aumentou as coberturas para as principais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em Pernambuco, nas crianças e adolescentes. A articulação entre as secretarias estaduais de Saúde e Educação já mostra resultados. Em 2022, a cobertura vacinal para tríplice viral (1ª dose) era de 80,3% e já em janeiro deste ano este percentual está em 95%. Com isso, se destaca como a maior cobertura do Estado no momento.

Outro imunizante que ultrapassou a marca dos 90% de cobertura foi a vacina pentavalente (< 1 ano), que em 2022 contabilizava uma cobertura de 77% e neste início de ano já alcança 92,2%. O mesmo aconteceu com poliomielite (<1 ano), que foi de 76,2%, em 2022, para 91,8% em janeiro deste ano.

O alcance do patamar de 90% também aconteceu com a vacina pneumocóccica (<1 ano) que no mesmo período analisado foi de 80,4% para 90,2%. (confira quadro completo em anexo). Com mais de 80% de cobertura vacinal, em 2024, destacam-se ainda pneumocóccica (1 ano) com 88,9%, rotavírus humano (88,4%), meningocócica Conj. C (<1 ano) com 81,8 e DTP (1 ano – 1º reforço) com 81,3%.

Ações de vacinação nas escolas

Para retomar as altas coberturas vacinais em Pernambuco foram desenvolvidas ações nas escolas de promoção da vacinação. O resultado da iniciativa é que foram aplicados 70.908 mil doses. Esse dado corresponde de março a dezembro de 2023. Todas as atividades foram realizadas na última semana de cada mês em escolas públicas estaduais e municipais.

“A gente observa um aumento na cobertura vacinal em Pernambuco. Esse programa de vacinação nas escolas foi iniciado em março do ano passado, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e as Municipais de Educação e Saúde, cobrindo desde a creche, o fundamental I nas escolas municipais até o fundamental II e o Ensino Médio nas escolas estaduais”, comenta a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A secretária também destaca o crescimento da vacinação contra a poliomielite. “A gente já observa, por exemplo, que a vacina contra a poliomielite já mostra esse aumento, chegando hoje a quase 92% de cobertura, quando o Ministério da Saúde preconiza 95%. Para se ter uma ideia, no ano passado, esse percentual era de 70%. Realmente a gente conseguiu subir essa cobertura graças às várias ações, entre elas, a ação de vacinação na escola”, enfatiza.

Programa Estadual de Imunizações

A iniciativa vai continuar em 2024, após a retomada do ano letivo. O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) está em contato com as gestões municipais para que estas realizem articulações e parcerias com escolas da rede privada. A finalidade é captar crianças e adolescentes de cada bairro.

“Para reduzirmos os riscos individuais e coletivos, precisamos tomar algumas medidas e a principal delas é, sem dúvida, manter a vacinação em dia. É graças às vacinas que hoje temos a redução de casos graves e mortes por algumas doenças imunopreveníveis.”, reforça a superintendente de Imunizações do Estado, Jeane Tavares Torres.

A superintendente também salienta os benefícios do programa. “A vacinação em escolas dá dinamismo para aceitação dos pais e crianças, porque há a participação de todos. Sendo assim, reforçamos a vacinação escolar, como uma importante estratégia para fortalecer o Programa de Imunizações”, destaca.

Exemplo a ser seguido na vacinação

Na última quarta-feira (21), a dona de casa Déborah Karoline tinha nos braços a pequena Elisa, de 1 ano e 9 meses, e a caderneta de vacinação. Na ponta da língua, ela sabia quais vacinas a sua filha precisava receber. “Este é o primeiro ano de Elisa na creche e ela agora passa a conviver com outras crianças e mais pessoas. É o primeiro ciclo social dela e eu quero que ela fique protegida contra a gripe e outras doenças, por exemplo”, ressalta.

A mãe acrescenta que a proteção da vacina na saúde da filha. “A vacina vai proteger ela contra o adoecimento e me deixará mais tranquila para deixar ela ter contato com as pessoas. Hoje, ela recebeu as vacinas tríplice viral, varicela e a primeira dose da Covid-19”, complementa.

Fevereiro

Todos os municípios informaram ao Programa Estadual de Imunizações que realizarão a vacinação de meninos e meninas dentro das escolas de 26 a 29 de fevereiro. Ao todo, mais de 400 escolas estão envolvidas em atividades voltadas à elevação das coberturas vacinais do público formado por crianças e adolescentes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*