
O livro Nordeste Pigmeu – Uma geração ameaçada, de autoria do Dr. Meraldo Zisman, retorna ao mercado editorial depois de 35 anos fora de circulação. Lançado em 1987 pelo autor, a obra tornou-se referência internacional em estudos relacionados à fome, nutrição materna e políticas públicas de saúde, tornando-se rapidamente um marco da literatura científica no Brasil.
A nova edição retorna ao mercado por meio da Editora Paradoxum, com todo o conteúdo original digitalizado, incluindo os famosos desenhos de William George Thomson-Jack, além de nova diagramação e tipografias atualizadas e mais modernas, proporcionando uma leitura mais fluída e consistente.
Com a nova edição, também foi lançado o e-book (livro digital) dentro de todas as normatizações internacionais e compatibilidade com todos os aparelhos de leitura disponíveis no mercado (Kindle, iPad, tablets, telefones e PC). O e-book está disponível para compra na Amazon de todos os países e beneficia diretamente médicos, estudantes e pesquisadores do mundo inteiro.
Sobre a obra
A pesquisa de Meraldo Zisman, apresentada em 1985 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), expõe os efeitos dramáticos provocados pela fome e subalimentação na Região Nordeste. A partir de um universo de 30 mil crianças, pesquisadas em duas maternidades do Recife, o autor tenta determinar, cientificamente, até que ponto o peso ao nascimento estaria condicionado ao estado nutricional e à saúde materna.
Previstas desde os anos 1960 como ‘possibilidades para o futuro’, a fome e o nanismo nutricional nas grandes cidades ultrapassaram rapidamente os limites da zona rural. Logo se tornaram uma variável constante nos centros urbanos durante as décadas a seguir.
O livro do Dr. Meraldo Zisman retorna ao mercado literário em um momento delicado para o Brasil, quando se discute o retorno do país ao Mapa da Fome das Nações Unidas (ONU). Estudo recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), coloca 116 milhões de brasileiros — metade do Brasil – na condição de vítima de algum tipo de insegurança alimentar. Em bom português, estamos falando de 116 milhões de pessoas que não sabem ao certo o que vão comer amanhã.
Durante o final dos anos 1980 e boa parte dos anos 1990, Nordeste Pigmeu serviu de inspiração a centenas de pesquisadores, no mundo inteiro, devotos a promover políticas públicas de segurança alimentar. O livro tornou-se rapidamente referência em inúmeras pesquisas. Foi citado em relatórios governamentais e internacionais, além de estudos acadêmicos sobre fome, miséria e desenvolvimento social no Brasil.
Nordeste Pigmeu é um marco da literatura científica. Falar hoje em pesquisas hiperlocais e georeferenciadas, parece cenário comum, porém, há três décadas, essa linha de raciocínio era considerada “diferente” pela academia, por vezes ignorada. Meraldo Zisman foi um dos pioneiros a defender a realização de pesquisas dentro de realidades regionais, deixando de lado a corriqueira repetição de abordagens desenvolvidas nos Estados Unidos e na Europa.
Doutor em Medicina, pesquisador e autor
Meraldo Zisman, 89 anos, foi cientista visitante da Tavistock Clinic de Londres, Bolsista do Conselho Britânico (Universidade de Bristol, UK), Consultor Honorário do Radcliffe Infirmary (Oxford, UK). É Doutor em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor livre docente e Doutor em Pediatria pela mesma UFPE, professor aposentado titular, via concurso público, pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).
Sócio fundador da Sociedade de Medicina Psicossomática de Pernambuco e da Sociedade Internacional de Medicina Psicossomática (Socium). Também é membro da Sobrames (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) e recebeu a Medalha do Mérito Sanitário Josué de Castro, concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. O autor passou a fazer parte da Editora Paradoxum em 2021, com o livro Medicina e Literatura, um ensaio profundo que aborda aspectos relativos ao caminho em conjunto entre medicina e literatura.
SERVIÇO
Nova edição de Nordeste Pigmeu – uma geração ameaçada
Autor: Meraldo Zisman
286 páginas, Editora Paradoxum
Site oficial do livro: paradoxum.org/nordestepigmeu
Seja o primeiro a comentar