Doutores da Alegria levam arraial junino a hospitais públicos do Recife

Os palhaços doutores levam alegria e arte às crianças em tratamento nos hospitais - FOTO: Rogério Alves

O dia de São João é celebrado 24 de junho mas o grupo Doutores da Alegria está comemorando desde o início da semana nos hospitais públicos do Recife. Eles apresentam o cortejo junino e a peça Presepada de São João, baseada no cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”.

As apresentações do São Joãozinho animam a rotina de crianças, adolescentes e até adultos que enfrentam tratamento de saúde. Nesta semana os palhaços já passaram pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip); o Procape, e os hospitais da Restauração e Oswaldo Cruz. O arraial hospitalar termina nesta quinta (22), no Hospital Barão de Lucena.

“Atendemos crianças que passam por longos períodos de internação, que ficam afastadas de suas casas, de suas rotinas. Comemorar o São João, data tão importante na nossa cultura, é uma forma de levar essa criança de volta às suas raízes”, comenta Arilson Lopes, coordenador do Doutores da Alegria na unidade Recife, diretor da peça e autor do cordel que inspirou o espetáculo.

O elenco, que atua em duplas ao longo do ano levando alegria aos doentes, semanalmente, está completo neste ciclo junino.  Na Presepada de São João, eles contam a história do noivo, Dr. Gonda (Tiago Gondim), que é doidinho pela noiva, Dra. Muskyta (Olga Ferrario), mas morre de medo do pai dela, Dr. Micolino Lampião (Marcelino Dias). E, para não encarar a fera, o palhaço apronta um monte de presepadas, vistas e comentadas de perto pela dupla de fuxiqueiros: Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago (Wagner Montenegro).

Os santos juninos estão todos participando da confusão: Santo Antônio é Dr. Lui (Luciano Pontes); Dr. Eu Zébio (Fábio Caio), São João; e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), São Pedro. O “São Foneiro”, é Damião Mota, músico convidado para acompanhar o arraial, .

O cortejo junino de palhaços é animado pelas músicas tradicionais do nosso São João, tocadas ao vivo. Os figurinos e adereços estão sendo repaginados pelo aderecista Antônio Olivier.

Para não faltar palhaçada em outros hospitais que recebem o Doutores da Alegria, duas vezes por semana, o trio de palhaços do elenco, Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira) e Dra. MonaLisa (Greyce Braga), não vão participar da peça e do cortejo junino.

Doutores da Alegria

O Doutores da Alegria é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

O Programa de Palhaços [é desenvolvido em 12 hospitais de São Paulo e do Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, o grupo mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria oferece formações diversas ao público em geral e a artistas. Entre suas iniciativas, destaca-se o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar os Doutores da Alegria?

O trabalho da associação Doutores da Alegria é gratuito para os hospitais. Ele é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, seja por recursos próprios ou advindos das leis de incentivo fiscal.

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doar.doutoresdaalegria.org.br/ajude

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*