Da Redação
O estudo “Avaliação da qualidade de vida de pacientes com úlceras venosas através da aplicação do questionário Wound-Qol” foi o vencedor na categoria pôster da XXXII Jornada Pernambucana de Dermatologia e na I Jornada Pernambucana de Cirurgia Dermatológica, realizada neste mês de julho, no Recife.
O trabalho científico ganhou o 1º lugar entre 50 competidores das universidades e diversas residências médicas de Pernambuco, na categoria Investigação. O estudo faz parte de um projeto maior sobre úlceras venosas desenvolvido no ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). À frente da pesquisa estão os professores do Centro de Ciências Médicas da UFPE, a dermatologista Jéssica Guido, e o coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Vascular, Esdras Marques, que ensina na pós-graduação do Centro.
“Pesquisar o impacto na qualidade de vida por meio de um questionário direcionado para feridas e validado na língua portuguesa ajudou a promover uma avaliação mais abrangente sobre os impactos biopsicossociais e econômicos dos pacientes portadores das úlceras venosas. Por esse resultado, novas medidas no tratamento multidisciplinar poderão ser realizadas”, destaca Jéssica Guido, que também é doutoranda da Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE.
A médica ressalta ainda a importância desse reconhecimento a um “estudo que promove a integração da assistência, do ensino e da pesquisa, que são pilares importantes no Hospital das Clínicas da UFPE”.
O questionário Wound-Qol é uma ferramenta que busca mensurar como as feridas estão impactando a qualidade de vida do paciente, com perguntas sobre dores, sentimento em relação à demora na cicatrização, impactos nas atividades do dia a dia e de lazer, entre outras.
Seja o primeiro a comentar