Da Redação
O Centro de Estudos Carlos Dantas Trigueiro promove nesta quinta, 22 de fevereiro, uma palestra multidisciplinar sobre a doença de Alzheimer, um dos temas da Campanha Fevereiro Roxo que ressalta ainda a fibromialgia e o lúpus.
O evento será no Hospital Albert Sabin, na Ilha do Leite, onde concentra-se o Polo Médico do Recife. Às 10h, a doença de Alzheimer será abordada em seus diversos aspectos por uma equipe do hospital, formada pelo psiquiatra Rodrigo Cavalcanti, a geriatra Aline Leite Melo, a fisioterapeuta Luciene Coelho e a enfermeira Sandra Farias.
Demência degenerativa exige diagnóstico rápido
A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. É a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência nessa população.
De acordo com o psiquiatra Rodrigo Cavalcanti, o diagnóstico rápido e preciso é crucial: “Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade e são inúmeros os casos que evoluem para demência. Feito o diagnóstico, o tempo médio de sobrevida varia de oito a dez anos”, explicou.
EVENTO
Palestra Multidisciplinar sobre a Doença de Alzheimer
Local: auditório do Hospital Albert Sabin – Rua Senador José Henrique, 141 – Ilha do Leite, Recife – PE, 3º andar
Horário :10h às 12h
Participantes:
Médicos psiquiatra Rodrigo Cavalcanti, e geriatra Aline Leite Melo; a chefe da Fisioterapia do Hospital Albert Sabin, Luciene Pereira Coelho e Sandra Cristina Farias Alves, gerente de Enfermagem do Hospital Albert Sabin.
Seja o primeiro a comentar