Instituto Dimitri Andrade leva a neurodiversidade ao carnaval do Recife

O Instituto convida a população a celebrar a neurodiversidade e o respeito às diferenças

O objetivo da iniciativa é promover a inclusão e o respeito à diversidade. Foto: Andreza Ribeiro.

Da Redação

O Instituto Dimitri Andrade promove, neste domingo (04), às 9h, o bloco “Ser Diferente É Normal”, no segundo jardim de Boa Viagem, no Recife. A folia conta com orquestra de frevo, camarim artístico para pintura de rosto e caminhão pipa. O objetivo é integrar pessoas com neurodiversidade ao cenário carnavalesco do Recife.

Há sete anos, o Instituto leva seu bloco às ruas e convida crianças, adolescentes e adultos neurodivergentes e o público em geral para propagar a diversidade e o respeito às diferenças. “Este evento faz parte do nosso calendário de atividades terapêuticas, cuja finalidade é a reflexão acerca da imprescindibilidade de ações públicas e privadas que viabilizem equidade social e humanização, além de propiciar momentos de lazer e treino de habilidades socioculturais para nossos assistidos e suas famílias”, aponta a diretora do Instituto, Frínea Andrade.

Força das Parcerias

A diretora destaca a força das parcerias para o trabalho em 2024. “Este ano pudemos contar com parceiros incríveis que abraçaram a causa e vão nos ajudar a colocar nosso bloco nas ruas mais uma vez. Esse apoio é importantíssimo e reitera que dar rosto e voz para a pessoa neurodivergente é uma tarefa da sociedade como um todo”, ressalta Frínea.

Em 2024, patrocinam o evento Mini Menu, Federal Energia, Depyl Action, Teaqc, Oficina Design, Treloso, Asa Branca Turismo, Eli Gomes Psicopedagoga e Congresso Autismo na Vida Adulta.

Instituto Dimitri Andrade

O Instituto Dimitri Andrade nasceu do amor de uma mãe pelo seu filho. O diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do filho Dimitri, em 2009, fez com que Frínea Andrade mudasse sua vida por completo. Ela entrou na faculdade de Psicologia e iniciou uma jornada para ajudar seu filho e os filhos atípicos de outras famílias. Em 2016, fundou a Clínica Integrarte, hoje Instituto Dimitri Andrade, para dar apoio e cuidar de pessoas com diagnóstico de autismo e deficiência intelectual e múltipla e suas famílias.

A Clínica se transformou em Instituto em 2021 e auxiliam crianças, jovens e adultos a superarem os limites atípicos através de atendimentos que vão além do consultório. Atualmente, o projeto conta com quatro unidades: duas no Recife (Boa Viagem e Barro), uma em Palmares (Mata Sul de Pernambuco), e o recém-inaugurado braço Social do Instituto, em Jaboatão dos Guararapes. Esse último é focado em atendimento de qualidade a preços populares.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*