Da Redação
A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho é garantida por lei, promovendo inclusão e autonomia financeira. No entanto, poucas empresas sabem como incluir autistas no ambiente corporativo. Para debater o tema, o Instituto Dimitri Andrade em parceria com a Specialisterne Brasil, promove uma roda de conversa sobre o tema no dia 27/02/2024 (terça-feira), às 16h, no Hotel Euro Suíte Recife, localizado na Av. Boa Viagem, 4308, Boa Viagem, Recife – PE. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário: https://encurtador.com.br/
O evento é direcionado para representantes de empresas e instituições. Na programação, a Specialisterne, organização social dinamarquesa, compartilhará os benefícios de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, informações sobre o programa e suas realizações. Ainda apresentará formas de colaboração que possam fortalecer a missão e gerar resultados positivos.
Inclusão do autista no mundo
Essa organização promove a inclusão de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho através da formação de pessoas autistas e do apoio para as empresas que recebem profissionais autistas. Com atuação em 25 países e unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, ela busca ampliar a atuação no Brasil e iniciar o projeto no Nordeste.
Recife é a primeira cidade escolhida para a iniciativa. A oportunidade gerada pela Specialisterne representou o primeiro emprego para cerca de 50% das pessoas autistas, em mais de 40 empresas parceiras como Itaú, SAP, Braskem, Bradesco, CCEE, Pitang, ONS, Danone, Salesforce, Johnson & Johnson, Kenvue, Banco Votorantim, Bosch, B3, IBM, BTG Pactual, XP Inc, Leroy Merlin, Goldman Sachs, entre outras.
“Temos acompanhado de perto a atuação da Specialisterne Brasil e o quanto esta organização é importante na promoção de inclusão da pessoa autista dentro das empresas, não só na capacitação do autista, mas também no preparo da empresa para receber o neurodivergente. Sem dúvidas, será um grande ganho para Recife e para as pessoas autistas”, pontua a psicóloga e diretora do Instituto Dimitri Andrade, Frínea Andrade. A profissional se dedica a pessoas neurodivergentes da infância à fase adulta.
O Center for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos (CDC, em inglês), estima que cerca de 1% da população mundial adulta está no espectro autista, o que corresponde a mais de 75 milhões de pessoas com 18 anos ou mais. Entre estes, 85% da população está desempregada, conforme dados do portal Autism Speaks.
Serviço
Roda De Conversa: A inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho
Quando: 27 de fevereiro, às 16h
Local: Euro Suíte Recife, Sala Frevo, Av. Boa Viagem, 4308 – Boa Viagem, Recife – PE
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/
Seja o primeiro a comentar