UFPE e Conselho de Saúde Indígena Xukuru do Ororubá lançam manual para uso de plantas medicinais

Saberes dos índios Xucurus,de Pernambuco ganham respaldo da UFPE. FOTO: Rafael Lage

 

Da Redação

Uma parceria entre o Conselho de Saúde Indígena Xukuru do Ororubá e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) resultou na cartilha Memorial de medicina indígena Lica Xucuru, lançada no último dia 16 , na aldeia Pedra d’Água, na cidade de Pesqueira, Agreste de Pernambuco.

Trata-se do reconhecimento acadêmico dos saberes para a saúde do povo Xucuru em forma de um manual destinado ao uso de plantas medicinais.  A cartilha é fruto do projeto “Memorial de Medicina Tradicional Lica Xukuru: Valorização dos Saberes e Práticas em Saúde Indígena”, coordenado pelo professor René Duarte Martins, do Núcleo de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE).

O manual integra os saberes tradicionais da medicina indígena Xukuru com os cuidados da biomedicina e homenageia a indígena Maria José Martins da Silva, conhecida como Lica Xukuru, líder no manejo das práticas de cuidado com a medicina indígena. Lica faleceu em 2020,  deixando um legado que continua a inspirar seu povo.

O trabalho foi desenvolvido a partir de uma escuta aprofundada de especialistas em medicina indígena e membros das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) das três regiões do território Xukuru – Serra, Ribeira e Agreste, na Serra do Ororubá, um lugar sagrado para os Xucurus.

O formato da cartilha foi pensado para ser simples e acessível, permitindo que qualquer pessoa possa compreender as orientações. Ela oferece detalhes sobre a colheita e o preparo de remédios caseiros, com as espécies medicinais organizadas de acordo com diferentes condições clínicas, como saúde da mulher e condições respiratórias, por exemplo. Essa estrutura permite uma conexão eficaz entre os conhecimentos tradicionais indígenas e as práticas biomédicas, promovendo um cuidado integral e respeitoso à cultura Xukuru.

OPAS/OMS prestigiou lançamento

Além de lideranças do povo Xukuru do Ororubá, o lançamento contou com a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DSEI-PE), Rosália Ramos de Andrade; o psicólogo indígena do povo Xukuru e referência técnica em Saúde Mental do DSEI-PE, Edinaldo Rodrigues; e a oficial nacional da coordenação de Equidade, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Akemi Kamimura; além dos docentes Ana Lúcia Andrade, do Núcleo de Saúde Coletiva do CAV; e Rafael Matos Ximenes, do Departamento de Antibióticos da UFPE, ambos também coautores do manual.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*