Da Redação
Com a crescente digitalização em todos os setores, a indústria da saúde enfrenta uma série de mudanças em busca de adaptação à era da transformação digital. Essa jornada para a modernização foi o tema central do encontro promovido pela Globant, empresa de serviços de tecnologia digitalmente nativa, denominado da HLS Connect, que reuniu importantes nomes do setor farmacêutico e hospitais em sua sede, em São Paulo.
“Estamos abrindo ainda mais espaço à Transformação Digital direcionada às principais empresas de saúde do país para identificar as necessidades e quais possíveis soluções podem ser propostas, além de entender quais avanços estão sendo promovidos e como melhorar o atendimento ao consumidor final”, apontou o diretor geral da Globant Brasil, Carlos Morais.
Um dos destaques da discussão envolveu os principais desafios do setor para melhorar a estratégia omnichannel – abordagem de negócios que visa proporcionar uma experiência de atendimento integrada e consistente aos clientes – visando aperfeiçoar a experiência do consumidor de forma mais abrangente.
“Na trilha da inovação é fundamental conhecer os problemas que queremos solucionar e o que queremos melhorar na empresa com base no Planejamento Estratégico. Ter um plano de Transformação Digital baseado numa programação de longo prazo, considerando o retorno sobre o investimento (ROI) como direcionador, é vital. Nosso trabalho hoje é estimular a transformação digital com foco no cliente”, comentou Ivo Schotten, gerente de Inovação e Transformação Digital da Merz Aesthetics Latam, empresa voltada ao segmento estético.
A necessidade e a urgência da transformação digital no mercado se torna mais relevante quando se pensa em redução de custos. Segundo o IBGE, o gasto total com saúde no Brasil cresceu na última década e, em 2019, antes da pandemia, alcançou 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). O percentual representa uma movimentação de R$711,4 bilhões, volume que ressalta a importância do setor de saúde na economia do país.
Na ponta, entre os usuários do sistema de saúde, um levantamento realizado pela Ipsos, empresa global de pesquisa e de inteligência de mercado, mostra descontentamento generalizado em relação a diversos aspectos. Cerca de 90% dos respondentes afirmam que muitos brasileiros não possuem condições financeiras para pagar por cuidados da saúde de boa qualidade. O resultado é um dos maiores percentuais entre os países analisados, considerando a média global de 58%.
Além da Merz, estiveram presentes no evento a Afip – Medicina Diagnóstica, Allcare, Bayer, Cristália, Grupo Fleury, Grupo Oncoclínicas, HCor – Hospital do Coração, Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, J&J, Merck, Rede D’or, Rede Santa Catarina, The Janssen Pharmaceutical e Unimed.
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