Da Redação
Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial das Doenças Raras. A data tem o objetivo de conscientizar, reforçar a importância do diagnóstico precoce e buscar incentivos para o desenvolvimento de pesquisas. Com esse intuito, a Saventic Health, empresa polonesa de tecnologia, oferece de forma gratuita uma plataforma para que pessoas com algum sintoma ou limitação realizem o diagnóstico. Na plataforma, elas vão poder realizar a avaliação.
Para o pedido da análise, o paciente compartilha seu histórico médico, sintomas, entre outras informações sobre estado de saúde. Além disso, é necessário anexar resultados de exames já feitos. Os algoritmos da plataforma vão “ler” estas informações e estimar a probabilidade de alguma doença rara. Os interessados poderão acessar a plataforma gratuita através do site.
Análise das doenças raras
“Com base nas informações compartilhadas pelo paciente e na análise gerada pelo algoritmo, a nossa equipe médica, composta por clínicos gerais, imunologistas, geneticistas, entre outras especialidades, irá analisar cada caso individualmente. Havendo médio ou alto risco de doenças raras, podemos encaminhar o paciente para a realização de exames ou para um Centro de Referência, a depender da suspeita”, diz o fundador e CEO da Saventic, Szymon Piatkowski.
Características e sintomas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera doença rara aquela que atinge até 65 pessoas em uma margem de 100 mil indivíduos. Não há um número exato de doenças raras. No entanto, estima-se que existam cerca de sete mil tipos diferentes em todo o mundo. Cerca de 80% das doenças raras no mundo são de causa genética e 20% de causas ambientais.
Algumas doenças raras possuem sintomas que podem ser confundidas com doenças comuns, dificultando o diagnóstico. “A maioria das doenças raras não têm cura, mas possuem tratamentos que ajudam a controlar os sintomas, oferecendo maior qualidade de vida ao paciente. Na plataforma é possível encontrar uma descrição dos sintomas, causas e procedimentos disponíveis para as doenças”, finaliza Piatkowski.
Sobre a empresa
A Saventic é uma empresa de tecnologia que desenvolve algoritmos de inteligência artificial para acelerar o diagnóstico de doenças raras. Sua fundação se deu em 2019 na Polônia, pelo Szymon Piatkowski e o profº Grzegorz Basak.
Com base nas informações compartilhadas pelo paciente e na análise gerada pelo algoritmo, a equipe médica vai avaliar cada caso de modo individualizado. A equipe é composta por clínicos gerais, imunologistas, geneticistas, entre outras especialidades.
Caso haja médico ou alto risco de doenças raras, podem encaminhar o paciente para realizar exames ou para um Centro de Referência. Essa ação vai depender da suspeita em relação ao paciente. A Saventic tem operação na Polônia, Alemanha, Canadá e iniciou suas atividades no Brasil em 2023.
Seja o primeiro a comentar