Neste verão, não esqueça de cuidar da saúde dos olhos

Exposição ao calor e radiação ultravioleta pode trazer uma série de problemas na visão, como irritações, catarata e degeneração macular.

A catarata é responsável por mais de 50% dos casos de cegueira no mundo. Foto: Pexels.

Por Fiamma Lira

O verão do Nordeste segue forte e quente, com praias lotadas e áreas de lazer movimentadas. No entanto, nem tudo é festa. Afinal, com o calor excessivo é preciso ter mais atenção com a saúde dos olhos. A temperatura elevada pode causar irritações, catarata e até degeneração macular.

O oftalmologista Cláudio Lottenberg adverte para os impactos do verão na saúde dos olhos. “Os raios ultravioleta representam perigo de várias doenças oculares, como o pterígio [popularmente conhecido como carne nos olhos], opacidade do cristalino e DMRI [degeneração de mácula relacionada à idade]”, alerta.

De acordo com o oftalmologista, a radiação também pode afetar a saúde ocular. Isso ocorre através do desenvolvimento de câncer de pele nas pálpebras.

Radiação pode causar até cegueira

A catarata é um dos problemas mais comuns provocados pelo excesso de exposição aos raios solares. Ele é responsável por mais de 50% dos casos de cegueira no mundo. Da mesma forma, a DMRI é uma das principais causas de perda da visão. Isso se dá especialmente em adultos a partir dos 40 anos até os que estão acima de 50 anos. 

Saúde dos olhos: verão tem epidemias recorrentes de conjuntivite

“No caso das infecções causadas por vírus e bactérias, vale lembrar que o calor aumenta o tempo de sobrevivência desses microorganismos, daí as epidemias recorrentes de conjuntivite no verão”, acrescenta o professor da Faculdade Israelita Albert Einstein. 

A lista de sintomas mais conhecidos dessas infecções inclui vermelhidão, sensação de ressecamento dos olhos, ardência, irritação e fotossensibilidade.

Cuidado com as lentes de contato nos olhos

Os cuidados com a saúde ocular no verão devem ser redobrados por quem usa lentes de contato, especialmente as gelatinosas. Elas são responsáveis pela maioria dos casos de lesões na córnea. 

A higiene desses dispositivos, bem como de estojos e local de armazenamento, precisa ser reforçada. Da mesma forma, é preciso estar atento com o limite de tempo para utilização, prazo de validade e hidratação do globo ocular com colírios para evitar o ressecamento.

Para quem passa muito tempo em ambientes com ar condicionado, a hidratação dos olhos e das lentes fica mais comprometida. Para essas pessoas, é necessário que esse tipo de colírio seja aplicado várias vezes ao longo do dia. Ao sair da área climatizada, pisque de forma repetida para estimular a lubrificação ocular natural.  

Aproveite o verão para a consulta anual

Uma orientação valiosa é aproveitar o verão para a consulta anual com o oftalmologista. O conselho é válido para todas as idades e públicos nos estados do Nordeste. 

Adote essa prática mesmo que você não apresente qualquer sintoma. Afinal, é melhor prevenir do que remediar. Nossos avós já diziam isso e é a mais pura verdade. Se tratando da visão, isso é ainda mais importante e valioso. 

Sobre o especialista

Cláudio Lottenberg é oftalmologista, Presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e professor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*