Em Pernambuco, crianças com microcefalia fazem exames para cirurgias de quadril

Com os exames atualizados, as cirurgias das crianças serão agendadas. FOTO: Maira Arrais
Etiene Ramos com redação
Depois de apelos e protestos na Assembleia Legislativa de Pernambuco para realização de cirurgias de quadril em crianças com microcefalia, o governo estadual apresentou um cronograma de assistência em maio e, nesta segunda-feira (10), fez o primeiro mutirão de exames de raio-x e consultas pré-cirúrgicas em 22 pacientes. A ação foi realizada no setor de Ortopedia Pediátrica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Zona Oeste do Recife.

Coordenador dos atendimentos clínicos, o ortopedista Epitácio Rolim explicou que os mutirões também servirão para avaliar a técnica cirúrgica de quadril que será utilizada em cada paciente. “Quando não é mais indicada uma relocação do osso do quadril, nós fazemos a reconstrução do quadril, um outro tipo de cirurgia chamada de ressecção artroplástica. As duas técnicas são para melhorar a qualidade de vida da criança. A atualização do raio-x também serve para prevenirmos possíveis deformidades e intervir precocemente”, afirmou.

As crianças também foram avaliadas sobre a aplicação de toxina botulínica e a necessidade de passar por rizotomia dorsal seletiva (SDR) e cirurgia de escoliose. Os pacientes que tiveram a indicação de algum dos três procedimentos, já saíram do HGV com os encaminhamentos necessários para posteriores agendamentos.

O segundo mutirão ocorrerá no próximo mês de julho, também no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A ideia é que todas as crianças em lista de espera atualizem seus exames de imagens e recebam os encaminhamentos pré-operatórios necessários para acelerar o fluxograma de cirurgias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*