Governo de Pernambuco lança Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância

Documento indica diretrizes de atendimento e amplia áreas de atenção primária para os casos de síndromes respiratórias.

A medida tem a finalidade de conter as doenças respiratórias mais graves nas crianças, incluindo bebês recém-nascidos. Foto: Hesíodo Goés/Secom

Da redação

O Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (26), o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024. O objetivo é determinar ações para detectar e responder com agilidade aos casos, surtos ou epidemias vindas da circulação dos vírus respiratórios. Para reduzir o impacto dos internamentos, será criada mais de 100 leitos de internamento pediátrico da rede de saúde estadual. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice, Priscila Krause. O documento foi apresentado pela secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

“Estamos investindo R$ 9 milhões por mês para garantir o material humano, os insumos necessários para este enfrentamento com a abertura dos leitos adequados. E não estamos atuando somente durante a sazonalidade dessa síndrome, mas o ano inteiro. No ano passado criamos 135 leitos e já temos prontos mais 100 para serem abertos quando forem necessários. Então, a nossa expectativa é oferecer um tratamento mais eficiente para as crianças pernambucanas”, declarou Raquel Lyra.

Dados das doenças respiratórias

As doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças no Estado de Pernambuco no ano de 2023. Os atendimentos aconteceram especialmente nos meses entre março e agosto. Isso ocorreu porque é o período em que aumenta de forma considerável os casos de infecções virais e bacterianas.

No período correspondente à sazonalidade do ano de 2023, entre os meses de março a julho (correspondentes as Semanas Epidemiológicas 09 a 30), Pernambuco recebeu a notificação de 2,6 mil casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), na faixa etária de 0 a 12 anos de idade. Dos casos notificados, foi possível identificar o agente etiológico em 686 deles.

Medidas de prevenção das doenças respiratórias

“Esse plano vai atuar nas medidas de prevenção, preparando o sistema de saúde para atender essa demanda de um aumento dos casos mais graves de gripe, em crianças. Uma série de ações como o uso de medicação nos bebês recém-nascidos e prematuros, o aumento leitos de enfermaria e de UTI serão realizadas em todo o Estado. Existe um plano de ação, inclusive, no atendimento da atenção primária, da enfermaria, do hospital, na telessaúde, para atender esse público infantil que deve receber um cuidado adicional nesse período”, explicou secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

O Plano servirá como diretriz para os serviços da rede de atenção e atua de forma transversal para mobilizar a sociedade para adoção de medidas preventivas. Exemplos disso são a vacinação contra a influenza, pneumococos e Covid-19, e de controle da transmissão. Além disso, também atuará com um painel para monitorar a ocupação de leitos e em divulgar campanhas de conscientização da população. Somam-se a esses detalhes, a capacitação de profissionais de saúde e a realização de atendimentos por Teleinterconsulta.

Presenças de destaque no evento

A deputada estadual e pediatra Socorro Pimentel destacou a importância da apresentação do Plano. “O Governo do Estado se antecipa com o Plano de Contingência para atender a alta demanda das infecções virais em todas as Gerências Regionais de Saúde. É uma ação importante diante da necessidade de ampliar os leitos pediátricos, justamente neste período de aumento de casos”, pontuou.

Estiveram presentes o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes; a promotora de Saúde do Ministério Público de Pernambuco, Helena Capela; o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, Elídio Ferreira e a representante da Sociedade de Saúde de Pernambuco, Rita Brito e membros do comitê científico que elaborou o plano.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*